quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Transportes e o comércio mundial

A industrialização ocorreu essencialmente no eixo Rio SP essa industrialização gerou uma grande concentração populacional já que concentrou demais os serviços consequentemente concentrando os automóveis nas cidades

Qual é o objetivo do transporte? Estabelecer uma melhor relação entre espaço tempo, para conseguir num tempo cada vez menor, chegar a espaços cada vez maiores. (Chegar mais rápido a lugar mais distantes)

A Terra está 'menor' ficando mais acessível em decorrência da evolução dos transportes  Conseguimos chegar a áreas que antes não conseguimos em tempo cada vez menores.

Espaço x tempo x custo= quanto mais veloz mais caro já que maior é o gasto de combustível

À evolução do transporte começou com: caravelas, barcos, trens, automóveis, avião.

A logística da localização das atividades a partir do transporte:

1-Quando o transporte era ineficiente e fraco a indústria era localizada próxima à matéria-prima.
Como ocorreu na primeira revolução industrial onde as indústrias se localizava próxima as reservas de carvão e bacias carvoníferas.

O próprio comércio era travado pelos transporte porque eu não consigo ir longe, onde o transporte me leva eu vendo onde transporte não me leva eu não vendo.

2-na segunda revolução industrial motor a combustão irá permitir a construção dos navios, carros, submarinos e aviões surgindo então a era do transporte, que deu origem ao fordismo e esses novas tecnologias me permitem a ir a lugares mais distantes.
Com construção de grandes embarcações agora agora eu posso Chegar a outro país essa é a lógica Porto a Porto saiu de Porto de um país e chego no Porto de outro país.
Ob: o navio contém vários contêineres cada um especializado em uma coisa

3-hoje o nosso transporte continua sendo há combustão só que foi adicionado uma ciência chamada logística. Utilizando a melhor maneira possível na entrega de um produto essa nova lógica é chamada porta a porta.

Hoje é você de sua casa comprando de uma empresa em qualquer lugar do mundo e o produto chegando em sua porta.

Na logística porta a porta podemos observar que o transporte ainda é falho.
Quando você compra no site chinês o problema é a demora para entregar a encomenda, por isso que as pessoas não compra todo instante nesses sites.  Mas se isso mudar ninguém mais vai querer ir para shopping lotado que tem que pagar estacionamento enfrentar fila de supermercado. Aqui mora um grande perigo: as pessoas não iriam movimentar o comércio nacional, economia do país pode quebrar se a população se ficar comprando em outro país.

Para o comércio mundial funcionar o transporte precisa estar sempre evoluindo para andarmos espaço maiores em menos tempo com menos custos.

NO modelo porta a porta eu Utilizo mais de um modal de transporte mesmo trajeto = Intermodalidade.

A solução para o caos urbano no Brasil: o modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil ocasionando grandes congestionamentos nas cidades. O metrô seria solução do problema mas precisamos evoluir criando mais estações e mais lugares.

Em transportes de grandes porte para grandes distâncias para o Brasil recomendasse o modal hidroviário ou Marítimo porque o Brasil é um país extenso.

O BRT um tipo de transporte implantado pelo governo, como se fosse um ônibus de grande porte só que construíram uma pista exclusiva para ele que anda sozinho numa faixa. O BRT é uma saída do congestionamento mas se é para construir um caminho que fizesse um metrô porque ele carrega muito mais pessoas.

Já o VLT de veículo leve sobre trilhos andar por trilhas entre as cidades ligando áreas dos centros.

O grande problema é que tem empresas dona de companhia de ônibus que pressiona o governo dando dinheiro a fazer o que eles querem.

Principais modais de transporte: rodoviário Hidroviário, aéreo e ferroviário.

1-Modal Rodoviário
O Brasil durante período JK assinou e mostrou para o mundo que estava adotando o modelo rodoviário que é até hoje o mais adotado no Brasil

Porém o modelo rodoviário incoerente para o Brasil devido seu tamanho

Quando JK cria o rodoviarismo e ele criou para incentivar a Petrobras recém criada, se todo mundo anda de carro todo mundo compra gasolina e assim irá atrair indústrias automobilísticas para o Brasil. Hoje o Brasil é o sexto maior mercado do mundo pra carro, o petróleo nessa época era muito barato. Nesse período JK tinha suas razões para adotar esse modal, ele queria ver o pais crescer. A grande crítica surge porque Rodoviarismo não foi evoluído para outro modelo ao longo dos anos, já que esse modal não é ideal pro Brasil.

O transporte rodoviário tem duas coisas que são incontestáveis: ele é muito mais rápido para implantar do que ferrovia e ele é o transporte mais flexível para andar em diversos lugares como serras que o trem não consegue.

O Brasil por ser muito extenso rodoviarismo fica muito caro em decorrência do combustível.

A manutenção de asfalto estrada, carros, pneus torna o modal ainda mais dispendioso.
E como o rodoviário tem uma carga menor que o trem ou navio eu preciso de muitos caminhões para fazer transporte acarretando em mais combustível.

Portanto o modal rodoviário é ideal para distâncias curtas e relevo acidentado

2- modal ferroviário
No Brasil temos ferrovias o problema é que elas são poucos integradas, elas não se conectam.

Essa pouca integração se dá principalmente pela diferença de bitola que a distância entre os trilhos, então não adianta ter duas ferrovias seu não consigo te ligar-las, portanto o metrô é considerada saída para o caos urbano.

3-Modal Hidroviário
Ele é o meio de transporte do comércio mundial
O maior porto por 42 anos foi o de Roterdã na Holanda, então Singa Pura supera-o e virou um grande ponto de comércio asiático. A China vendo esse cenário decide investir em portos superando Singapura em três anos fazendo 14 portos.
China Singapura Roterdã todos são asiáticos.

4- Modal aéreo
É o mais rápido e o mais seguro portanto mais caro está ligado a cargas valiosas por isso um país agrícola não vai usar avião.

Foi a partir de 2010 que o brasileiro passou a viajar mais de avião do que de ônibus para viajar e se ele é um transporte caro isso é um claro indicador de aumento de renda.

Porto é uma área de recepção de transportes.
O Brasil precisa evoluir muito nos seus portos temos o Porto de Santos, o Porto de Paranaguá no Paraná transporta soja Porto de Tubarão, que transporta minério de ferro Porto de Taqui que tb transporta minério de ferro. Minas Gerais não tem litoral mas tem uma grande produção de minério assim ele criou uma linha de trem no interior do continente e lá criou um novo porto que é distante do mar chamado Porto seco.

O nosso porto é lento demais para quantidade de produto


OB: RJ 3º pior transito do planeta, 5º Salvador, 6º Recife.
Só perdemos para Istambul e Moscou.

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Resumo DESCOMPLICA
A importância do transporte no comércio mundial/internacional
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, principalmente durante os anos 60, o comércio internacional conheceu um crescimento prodigioso. O volume de bens e de serviços trocados entre países foi umas das forças centrais na criação de riquezas na escala mundial. Os movimentos de fretes e da globalização se apoiaram na performance de múltiplos modais de transportes, desde suas origens até suas respectivas destinações.
O transporte internacional requer infraestruturas de distribuição capazes de sustentar as trocas de inúmeros parceiros comerciais. Ele tem como objetivo atender às demandas de deslocamento, tanto de bens quanto de pessoas, integrando mais efetivamente os países e acelerando o processo de globalização e mundialização da economia. É extremamente necessário estudarmos essa rápida evolução dos transportes, pois é a partir dela que podemos entender a organização espacial das indústrias e das cidades na atualidade. O entendimento das rotas comerciais também auxilia na compreensão da geopolítica mundial, pois o controle dessas rotas impacta profundamente a economia dos países.
A multiplicação de viagens e do volume de carga, além do barateamento dos custos de transporte, não poderia ter ocorrido sem os numerosos e importantes avanços tecnológicos, que permitiram o transporte mais rápido e eficaz. Uma das principais invenções, que mudou toda a logística do transporte mundial, foi o container. O container, por ser padronizado e poder armazenar quase que qualquer tipo de produto, é um imenso facilitador para transportar carga. Todos os transportes passaram a ser modelados no padrão do container, o que permitiu uma maior integração dos modais, com pouquíssimo custo, tanto de tempo quanto de energia, para a baldeação.

Os modais de transporte

Qual a importancia dos transportes no comercio mundial?
Os principais modais de transporte global
Um modal de transporte, modo de transporte ou sistema de transporte é uma forma particular de transporte que se distingue principalmente pelo veículo utilizado e, como conseqüência, da infraestrutura necessária para seu uso. Existem cinco principais modais de transporte:
  1. Transporte Rodoviário (caminhões, carros etc.);
  2. Transporte Marítimo;
  3. Transporte Aéreo;
  4. Transporte Ferroviário;
  5. Transporte Hidroviário (se distingue do transporte marítimo por estar em água doce, rios, lagos etc.).
Faz-se necessário notar que a locomoção de uma mercadoria pode vir a necessitar de uma combinação de diversos modos de transporte, o que é chamado de “transporte multimodal ou intermodal”. Esse conceito é adotado tanto no planejamento logístico de transporte em escala nacional/global quanto na escala urbana/metropolitana. Quando diversos modais de transporte são associados para que ocorra uma operação de transporte, caracteriza-se uma multimodalidade.
Dentre todos esses modais de transporte, dois são particularmente usados no que diz respeito ao transporte internacional: os modais marítimo e aéreo. Somente uma parte marginal de bens é transportada por rodovias ou ferrovias, na ótica de um transporte de porte global, já que esses possuem vocação a ter destaque nas escalas regionais e/ou nacionais e não globais.
É necessário um rápido adendo: poucos países possuem a capacidade de se utilizar eficazmente do transporte hidroviário. Isso acontece porque há uma necessidade de os rios serem, além de perenes, com calado fundo o suficiente para o transporte, além de uma vazão e energia mínimas para tornar a navegabilidade promissora. O Brasil é um desses seletos países, porém negligenciou por muito tempo essa alternativa. A questão é tratada como prioritária pelos engenheiros de transporte e pelo governo, já que o custo de transporte por hidrovias é muito menor do que por rodovias.

A escolha do modal de transporte

A escolha do modal de transporte de mercadorias obedece a variáveis como o custo, a rapidez e a segurança. Muitas vezes é a geografia (necessidade de contornar ou transpor obstáculos naturais), o clima e geralmente o ambiente e o entorno que induzem ao uso de certo tipo de transporte. Locais com rios navegáveis seriam propícios ao transporte hidroviário; locais muito declivosos, mais propícios ao transporte rodoviário; locais planos, ao transporte ferroviário etc. A escolha de um modal de transporte na ótica de uma operação de importação/exportação depende, em grande parte, dos seguintes elementos:
  • O peso e o volume das mercadorias;
  • O custo do transporte;
  • A distância a percorrer e os acidentes geográficos e características climáticas do percurso;
  • Os atrasos, prazos e tempo de entrega;
  • A noção de segurança e risco (ligado intimamente a possibilidade de avarias, fragilidade do produto etc.).

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